terça-feira, 31 de maio de 2011

Não refaça o verso

terça-feira, 31 de maio de 2011
Ontem ela me disse que leu algo que mudou a sua vida. Para ser menos trágico mudou um dos seus hábitos. Ela leu uma coisa que invadiu uma área que talvez eu nunca alcance. Logo eu, tão egoísta.

Que quis ser tão dono de ti e de seus milimetros. Fui derrubado por algo que você leu e que mudou sua vida. Pensei nos meus rascunhos tão egoístas, que só servem pra mudar meus hábitos e arrancar de mim o tédio da rotina. Evidente que nunca tive a pretensão de mudar a vida de ninguém, nem mesmo seus pequenos hábitos. Mas dela, logo dela, eu dei pra mim essa obrigação.

Logo ontem, que me senti tão fracassado. Vi um texto meu, bem velho, desses egoístas, só meus que alguém botou a mão. Pior, mataram o verso. Mataram a graça, a irônia, tiraram dele a sacanagem. Como justificativa me disseram que as palavras eram rudes, desnecessárias. O preço foi a tristeza de um bife morno, apático. Um verso fraco.

Quis dizer amante, no sentido sexual mesmo. Amante de cúmplice, de segredo. Mas botaram lá um companheiro. Pensei nos filmes quando retratam comunistas. Não queria agradecer um camarada e nunca transei com um companheiro, nem companheira. Só transei com minhas amantes.

E essas histórias todas me disseram boa noite, um ai de respeito aos versos indecifráveis, ao mistério malidicente aglutinado neles. Eles assim, preservados, levam o poder súbito de mudar seus hábitos.

Por isso, não refaça o verso.

2 comentários:

  1. "Não refaça o verso,
    pense nas crianças que passam fome."

    Acho que era assim o trecho da poesia que pensei logo que vi o estupro que fizeram no meu texto. Daí pensei nas palavras dela e se a versão pudica ou depravada teriam poder de mudar seus hábitos.

    Mais mistérios pra uma mesma vida...

    ResponderExcluir
  2. Quem fudeu seus versos?!?! Achei que só eu poderia cometer tal burrice! rs

    Mas cara, refazer é difícil, nem os meus eu consigo mexer...
    Só mesmo não tendo amor pelas palavras para estupra-las e tirar delas o sentido...

    ResponderExcluir

 
prascucuias. Design by Pocket